Isaac Asimov

www.netsaber.com.br/resumos/ver-resumo-c-369.html

www.adorocinema.com/filme_477391

Isaac Asimov, nasceu en um gueto (Petrovichi) da cidade russa de Smolenk no dia 02 de janeiro de 1920. Foi com sua família para os EUA em 1923 sendo criado em Nova York no bairro do Brooklyn.
Dedicou sua vida para a divulgação científica e a criação de obras de ficção cíentifica.
 
 Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e a Segunda Leis
  • 15 anos - escreveu sua primeira obra - um conto.
  • 18 anos - vendeu sua primeira obra para a revista Amazing Stories.
  • Publicou mais de 260 livros durante sua vida.
  • 50 romances e mais de 200 livros de divulgação científica.
  • Linguagem simples e caracteristico senso de humor.
  • Famoso por suas obras envolvendo robôs (palavra criada por ele).
  • Introduziu nas suas obras as Três Leis Fundamentais da Robótica.
  • Primeira Lei - Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.obô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
  •  Segunda Lei - Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos que em tais ordens contrariem a Primeira Lei.
  • Terceira Lei -  Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e a Segunda Leis.
 
A obra em que vamos falar um pouco mais é o livro "Eu, Robô", escrito em 1950, o livro é de ficção cientifica, nele Asimov ressalta as três leis da Robótica, citadas acima:
Livro "Eu, Robô" - é parte de uma das grandes séries de Asimov, "Robôs", "Fundação" e "Império". Conta em retrospecto, histórias que resumem a evolução da robótica. A série tem espaço para robôs enlouquecidos, que fazem piadas, que lêem pensamentos e até robôs que são mais espertos que seres humanos.
Outra parte da ficção científica é as três leis da robótica, já citadas no começo do post, que acaba virando inspiração para um filme. Elas resumem a interação dos humanos com os robôs e a moral envolvida nesse processo.


Profissionais da robótica e outros autores usam como referência essas leis e acreditam que elas seram base para essas máquinas do futuro.
A série também fala da Tecnofobia, que é o medo dos humanos, pelos seres criados artificialmente. Também tem o embate entre ciência e religião.











Mas agora vamos falar do filme, inspirado pelo livro.
O filme "Eu, Robô", dirigido por Alex Proyas, com Will Smith, Alan Tudyk. Mostra que em 2035 a existência de robôs será algo extramente comum.
Do gênero ficção científica e ação.
 
Criado nos Estados Unidos da América.
Os robôs serão usados como empregados e assistentes dos seres humanos.
Esses robôs possuem um código de programação que os impede de fazer mal a um ser humano, esse código é chamado Lei dos Robóticos.



O tema central do filme é a possível quebra desse código, através do assassinato do Dr. Miles, e o principal suspeito é o robô Sonny. A quebra desse código poderia permirtir que os robôs dominassem o planeta. Del Spooner (Will Smith) é o detetive do caso.


  
O filme foi produzido em 2004 e inspirado pelas três leis fundamentais da robótica, escritas no livro "Eu, Robô" de Isaac Asimov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário