domingo, 22 de abril de 2012

Robôs e Humanos

O homem sempre teve o desejo de construir uma máquina capaz de agir e pensar como ele, mais por trás desse desejo esta a vontade de ter um escravo, que atendesse todos os seus desejos, para quem não sabe a palavra robô tem origem tcheca (robotmik), que significa servo, por ai você já pode deduzir a verdadeira ambição do homem.
O termo robô foi utilizado por Karel Capek em 1923, na época isso parecia ser apenas um sonho.




Inteligência Artificial
A inteligência artificial é uma ciência que procura estudar o fenômeno da inteligência, e um ramo da engenharia, que procura construir instrumentos para a inteligência como computação. Querem fazer os computadores pensar como os humanos e serem tão inteligentes como eles.
A I.A.faz parte dos estudos de Ciências da Computação. É muito improvavél que um andróide seja igual ao homem. Mas essa inteligência já está presente no nosso dia-a-dia, como no caso de videogames, nos corretores ortiográficos dos processadores de texto de computador, etc. 


Robótica Doméstica

Os japoneses são mesmo incríveis, quem nunca sonhou com uma empregada doméstica robô?, com certeza muitas pessoas. E adivinhem só, os japoneses criaram uma robô desse tipo, viva os japoneses.



O novo robô empregada doméstica, foi criado por cientistas da Universidade de Tóquio com a companhia Panasonic. Este dispositivo é sensacional, é capaz de executar tarefas domésticas como enxaguar pratos na pia e colocá-los na máquina de lavar louças e fazê-la funcionar.
O braço da empregada robótica tem várias juntas, que são protótipos desenhados especialmente para cumprir tarefas domésticas. Ele mostrou várias habilidades a lavanderia, aos quartos desinfetadose etc.


 
E você deve estar se perguntando o robô não quebra as coisas?
Não!!!!!!!!!!
A empregada robô tem movimentos delicados e nenhum acidente.Pode reconhecer obstáculos e aprender com os erros, isso não é fantástico?
Foram sete anos se dedicando nesse projeto para poder liberar comercialmente o robô. Em breve esse sonho, estará a disposição dos consumidores japoneses.



vemkomtudo.blogspot.com


sábado, 21 de abril de 2012

Webjornalismo


  O webjornalismo é o jornalismo online. Os jornais cada vez mais estão presentes no meio virtual.



  Diferente no jornal comum, o jornalismo online tem uma grande velocidade de publicação de noticias, o que exige uma rápida apuração das mesmas pelos jornalistas. Este tipo de jornal esta sendo bastante adotado no mercado.



  Suas notícias são tão verídicas quanto as notícias publicadas em outros meios. O "problema" é o pouco tempo para apuração de notícias. O acesso a esses sites jornalístico tem sido grande,  as pessoas estão sempre a procura de informações e elas acreditam que a maior credibilidade de informações está no jornalismo.



   Alguns acham que as redes sociais e os blogs estão "tomando" a função dos jornalistas, acredito que eles funcionam como uma divulgação a mais e o jornalista é o "capturador de informações".




  Em relação ao cyberjornalismo (relação tempo-espaço), alguns sites acreditam que devem divulgar notícias a cada instante, outros acreditam que  devem postar uma notícia deve ser em seguida lida e comentada por qualquer leitor, de qualquer lugar do mundo.


biancamoretto.blogspot.com

sábado, 14 de abril de 2012

Robótica nas Guerras

A robótica é uma área que vem avançando rapidamente, antes usada só para fins de automoção do processo industrial, agora tem sido aplicada em diversas áreas.
Robótica nas guerras, são os novos combatentes que não precisam dormir e nem sangram. E adivinhem quem adorou a idéia?
É isso mesmo, os Estados Unidos.
Robôs capazes de desativar bombas, helicópteros que ajudam a encontrar traficantes de drogas no oceano Pacífico, já foram enviados 2,5 mil unidades dessa nova invenção ao Iraque e ao Afeganistão.
Esta disponível para venda, pela empresa o Pakbot, uma versão mais leve do robô, que pesa seis quilos, litaralmente "robô na mochila".
Detalhe, esses robôs de guerra são teleguiados por soldados, é o começo da revolução teleguiada.
São novas formas de planejar os conflitos de guerra. Os soldados devem estar felizes com esse novo metódo de guerra, afinal suas vidas estão mais seguras. É como jogar um vídeo game real.
Vocês não tem idéia, os robôs sobem até escada. Eles tem um metro de altura, estão armados com metralhadoras M249 pretas, usam camuflagem para o deserto, se movem com um sistema parecido com de rodas de canhão, e enxergam no escuro, através das cinco câmeras que substituem seus olhos.
O objetivo desses soldados robôs que foram enviados para o Iraque, em busca de rebeldes, e avançam em direção a eles e "metem bala" com suas metralhadoras, isso não é futuro, isso é presente.
É o primeiro robô armado da história da guerra, e eles logo receberam reforços.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tipos de Robótica

A robótica tem caráter multidisciplinar, porque para construir um robô é necessário o conhecimento em diversas áreas. Na robótica o trabalho em grupo costuma dar mais resultados, afinal duas cabeças pensam melhor que uma.
Esta área aborda conceitos que outras disciplinas não abordam, isso faz com que os alunos se tornem capazes de resolver problemas em muitos aspectos.
A robótica educacional visa a preparação de alunos para montar mecanismos robotizados, através da utilização de "kits de montagem", fornece assim noções de robótica simples.
A robótica educacional incentiva a criatividade e a solução de problemas como na montagem e programação de robôs.
Isto faz com que estes alunos tenham embasamento para seus próprios projetos.
Existem várias opções de kits de montagem, alguns são "mutáveis", ou seja, pode se montar outras montagens com esse kit.